top of page
Buscar
  • Foto do escritorDáfne Pasquarelli Freitas

Experiência Literária - Trilha Sonora Capítulo 1


Não sei se todo autor é assim, mas a música é algo que mexe demais comigo. Me inspira, me anima, me faz pensar, é tipo uma droga sabe? Me faz viajar sem sair do lugar, talvez até mais do que os livros (ou tanto quanto, ainda não decidi isso).

Músicas são tão intimamente ligadas à minha criatividade que, há muito tempo atrás, eu tive um blog, e todoas as minhas postagens terminavam com um trecho de uma música (uma que tivesse me inspirado a escrever o texto). Tinham textos bem bons, quem sabe um dia eu não divulgo por aqui. ;)

Quem me conhece sabe que eu sempre imagino uma trilha sonora para tudo! Que eu sempre imagino que vivo num musical e que a qualquer momento as pessoas vão sair dos lugares mais inusitados cantando e dançando... Que toca "Vogue" da Madonna, cada vez que eu me sinto gatíssima e caminho pela rua... let your body groove to the music! Então era essencial que eu escrevesse sobre isso. =)

Já vi alguns posts de alguns parceiros, como o blog do Weasley e também o blog Jovem Literário e outros que falam sobre livros e música. Já vi muitos autores colocarem a trilha sonora de seu livro também, o que eu acho bem válido. Mas como esse que eu estou fazendo eu ainda não vi nada. E você deve estar se perguntando: "Gzuis, o que ela está imaginando escrever que ninguém tenha escrito ainda?"

Simples: vou tentar passar para vocês a experiência de ler o meu livro através das músicas que me inspiraram, contando exatamente qual cena elas inspiraram e como eu imaginei a coisa toda!

A coisa vai funcionar assim, eu entro com as instruções, vocês seguem e usam a imaginação de vocês, fechado? Vocês vão precisar do meu livro, e de um computador ou algum lugar que vocês possam ouvir as músicas que vou mencionar no texto. Se você ainda não leu meu livro, esse post pode não fazer muito sentido pra você. =/

ATENÇÃO: vou tentar não dar spoiler pra quem não leu, mas vou ter que mencionar uma frase ou outra, ok?

Então vamos logo começar a brincadeira! Eu vou colocar aqui a cena que imaginei, e o que passou na minha cabeça naquela hora, e em seguida vou colocar um link com uma música. Se você tem dificuldades em ler ouvindo música, deixa ela bem baixinho enquanto lê, eu já encontrei as músicas sem letra para que a letra não atrapalhe a sua imaginação, ok?

Abram os livros no capítulo 1, página 17. A cena que eu quero que vocês imaginem começa aqui: "Héricles caminhou até o banheiro e lavou o rosto." A partir de agora, quero que vejam a cena como eu vejo: ele estava exausto. Física e mentalmente, e precisava tomar uma decisão muito difícil, afinal não era só a vida dele em jogo. Nesse momento toda a história dele é contada, e é como se ele mesmo estivesse ponderando tudo aquilo para poder tomar a decisão certa. Ele tem um amor enorme pelo Rei e sua família, pois foi criado como um filho por ele. Além disso, o pai do Héricles (Capitão Hector Adalberon) era uma grande inspiração para ele, e agora Héricles ocupa o cargo que era do pai. Uma tremenda responsabilidade: não decepcionar o rei, e nem a memória de seu pai. Tudo isso pesa nesse momento. Eu gosto de imaginar até o movimento de uma câmera (como se fosse um filme) que primeiro mostra ele de lado, apoiado na pia, e em seguida mostra o rosto dele no espelho enquanto ele reflete sobre a difícil decisão que tem pela frente. Então, com isso em mente, quero que cliquem aqui e ouçam From the Inside (Linkin Park). Dêem o play e comecem a ler a partir da frase que eu mencionei no início. Se vocês lerem na mesma velocidade que eu, a música deve acabar exatamente quando a cena termina, na hora que ele deixa os pensamentos de lado e chama a Tina. =)

Conseguiram? Sentiram a tensão dele? Os altos e baixos da cerreira (que parecem que casam perfeitamente com os altos e baixos da música)? Espero que tenham conseguido!

Esse foi só o primeiro post, mas se vocês gostarem, pretendo fazer um de cada capítulo. =)

Me digam nos comentários o que acharam, ok?

Beijooooos!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page